Comissionamento

A aplicação com profissionais capacitados no modelo MC&C assegura que no final da construção e montagem inicia o ramp-up, sem a necessidade de tempo a mais para execução do comissionamento.

O modelo MC&C  dá confiança e credibilidade aos gerentes de projetos em agir em tempo hábil a tomar decisões gerenciais para recuperação de atrasos pontuais e cenários críticos de construção e montagem e continuar mantendo a data do start-up do empreendimento

Nosso objetivo é assegurar que todas as atividades das etapas do comissionamento serão realizadas, com plena segurança pessoal e dos equipamentos até a data programada do start-up e proporcionar confiabilidade operacional no ramp-up.

modelo-mc-c1

Comissionamento para Engenharia

Comissionamento é a visão da Engenharia no que se refere à certificação de que as instalações foram executadas conforme projetado e especificado por ela.

Comissionamento para o Cliente

Comissionamento é a visão do Cliente no que se refere à conclusão correta da montagem da unidade industrial. Ou seja, após o comissionamento, a unidade industrial deve estar funcionando, operando e produzindo em sua capacidade plena, atendendo aquilo que foi projetado e especificado pela engenharia.

Comissionamento para Gerenciamento

Comissionamento é a visão do Gerenciamento no que se refere à implementação dinâmica (puxar a conclusão da obra) para atender a data de partida da unidade (start-up).

Alex Robson

Alex Robson

Gerente de Comissionamento Elétrico

A EGT foi brilhante, seu pessoal muito envolvido com os trabalhos, são proativos e sempre com soluções e recomendações técnicas, atuando sempre como equipe e muito bem coordenada. Recomendo a EGT

Orlando Russo

Orlando Russo

Gerente de Comissionamento - Máquinas de Pátio

A EGT me surpreendeu pelos excelentes resultados alcançados com sua equipe de bons profissionais capacitados e muito competentes. Recomendo a EGT para futuros projetos

Wellington Pessanha

Wellington Pessanha

Gerente de Comissionamento

Por não conhecermos a  equipe e o trabalho da EGT, inicialmente ficamos na expectativa dos resultados e produtos. Com o decorrer dos trabalhos, ganhamos confiança  no grupo e em seu  sistema de gestão através do software de gerenciamento de comissionamento PCMsys. Com equipe qualificada e  suporte técnico de engenharia, não se limitando ao escopo do contrato, demonstrando parceria e comprometimento com o resultado. Como responsável direto do comissionamento do Porto Sudeste do Brasil S.A, recomendamos a EGT para novos projetos.

Certificação de qualidade e funcionamento

Engenharia

…deve certificar de quer as instalações foram executadas conforme o projetado e especificado pela Engenharia.

Cliente

…deve assegurar antes de receber as instalações, totalmente testadas e perfeitamente funcionando.

Gerenciadoria

…deve implementar dinâmica (puxar a conclusão da obra) para atender a data de partida da unidade (start-up).

Tomada de decisões baseadas em análise. Veja!

Com a aplicação do Modelo de Gestão de Comissionamento MC&C da EGT:

  • Executa com eficácia a integração de todas as interfaces do projeto.
  • Tem como resultado eliminar atrasos do startup programados nos projetos.
  • Tem o foco em eliminar pendências e trabalhos residuais de obras após startup.
  • Garante a segurança dos testes e a confiabilidade operacional da unidade ao cliente.

Etapa 1: Planejamento do Comissionamento

Plano de Comissionamento
  • Estratégias para formação dos grupos e contratos para comissionamento;
  • Definição dos subsistemas de comissionamento;
  • Cronograma dos subsistemas de comissionamento;
  • Organograma e histograma.
Execução: Detalhamento da execução
  • Demarcação dos Subsistemas de Comissionamento;
  • Verificação e confrontamento dos documentos de engenharia/fornecedores, preparando o escopo dos trabalhos de campo no software de gestão do comissionamento EGTsys, para todas as etapas do comissionamento;
  • Elaboração dos procedimentos de comissionamento dos pacotes;
  • Programação, acompanhamento e controle da execução das atividades de mechanical completion, pré-comissionamento e comissionamento.

Etapa 2: Mechanical Completion

Nesta etapa, 100% dos itens de mechanical completion (itens tagueados e não tagueados pelo projeto) em todas as disciplinas tais como mecânica, elétrica, instrumentação, etc., são executados e/ou validados através dos protocolos de mechanical completion, isto é, são confirmados a qualidade da montagem através dos protocolos de testes e verificações estáticas das instalações, conforme as especificações, normas e desenhos pertinentes de projetos.

Etapa 3: Pré-Comissionamento

Os testes de pré-comissionamento são realizados com a energização dos itens tagueados e componentes definitivos do projeto, que compreendem: comunicações e configurações do sistema de controle, malhas de controle, intertravamento, motores elétricos desacoplados e unidades hidráulicas ou lubrificação.

pre-comissionamento

Etapa 4: Comissionamento

Os testes de comissionamento são realizados por subsistemas (pacote de comissionamento) definidos como:

TESTES SEM CARGA: testes de subsistemas integrados de comissionamento envolvendo os equipamentos, instrumentos e componentes sem introduzir qualquer tipo de carga (produto).

TESTES COM CARGA: testes de subsistemas integrados de comissionamento introduzindo carga (produto).

comissionamento

Etapa 5: Operação Assistida

É o final do processo de transição de entrega para o cliente, onde é prestado todo o suporte necessário para a operacionalidade e familiarização dos equipamentos e instalações, minimizando o risco na implantação de novas tecnologias e proporcionando as condições ideais para transferência da tecnologia envolvida em regime, até que o cliente possa assumir na totalidade, as atividades com sua própria equipe.


 

Outros Serviços:

Recomissionamento

Execução de correção de problemas ou falhas do projeto ou de construção, identificado no decorrer da operação. O recomissionamento melhora a operação e a manutenabilidade da unidade, otimizando a performance do empreendimento.

 

Manutenção Industrial

Execução dos serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos industriais, subestações, automação de equipamentos e sistemas, destinadas a manter as instalações em estado no qual possa desempenhar a operabilidade e confiabilidade da unidade.